Resposta PMP X

Para os dados apresentados a seguir, calcule o desvio padrão e a Estimativa de Três Pontos: Pessimista=14, Otimista=6, Realista=8.

0,33 e 7,66
1 e 9,66
2,33 e 4,66
1,33 e 8,66.

Resposta Correta: 1,33 e 8,66. Para calcular a Estimativa de Três Pontos, utilize a formula (P+4M+O)/6 [m=moderada, realista]. E para o Desvio Padrão, calcule (P-O)/6. Vamos admitir que essa foi fácil, calculando qualquer uma das proposições corretamente, por eliminação se chegava na resposta certa.

A Estimativa de Três Pontos é usada para gerar um prazo para a execução as atividades de um projeto, um valor que pode ser utilizado de forma segura, uma vez que leva em consideração tanto as visões pessimistas e otimistas, quanto um parâmetro realista de quanto tempo a atividade necessita para ser concluída. A Variância e o Desvio Padrão servem como complemento para o planejamento uma vez que permitem que o gerente de projetos se prepare para eventuais atrasos (e quem sabe, adiantamentos) nas entregas do projeto, podendo assim se precaver e estipular medidas caso algo não ocorra dentro do esperado.

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível.

Treinamento para certificação PMP, no seu SmartPhone!
Prepare-se para a Certificação PMP no seu próprio ritmo!

Diego Nei, MBA, PMP®

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gerenciamento de Projetos e Processos. Bacharel em Relações Internacionais, MBA em Gestão de Projetos, Certificado PMP, com domínio de MS Project 2007/2010. Atuação em projetos de porte pequeno e médio em diversas áreas, principalmente no desenvolvimento de treinamentos, implementação de metodologias e acompanhamento de projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *