Soft Skills

Soft Skills III – Postura, Exemplo e Influência

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=jzmkrT_KE6Q]
Qual influência você quer ter?

Pense nisso quando for agir, no final das contas, somos todos como crianças. Quanto mais de uma coisa nos é apresentada, a tendência natural é de que a imitemos. Nossos colegas de trabalho diretamente sob nosso comando/orientação irão se fiar em nosso comportamento para estabelecer os parâmetro spelos quais irão se portar no dia-a-dia. Estando numa posição como a de gerente de projetos, coordenador ou líder, tudo o que fazemos é testemunho do quanto nos importamos com nossa imagem e do que esperamos de nossos colaboradores, colegas e empregados.

Se você trabalhasse num lugar onde ninguém se preocupasse em fazer a documentação e que seu supervisor nunca escrevesse uma linha, não repreendesse a má conduta e ainda fizesse pouco caso do fato com os colegas, muito dificilmente você iria dar atenção à documentação por muito tempo.

Mas se o supervisor sempre mantivesse seus arquivos atualizados e projetos devidamente documentados, e deixasse clara a necessidade de que todos fizessem o mesmo, a tendência seria de que todos no setor eventualmente passem a fazer seus relatórios e documentar as coisas da forma correta.

Isso não se aplica somente ao campo técnico. Se você sempre tratar bem as pessoas, isso eventualmente passará a ser o padrão pelo qual as pessoas irão se comportar. Mas se você é do tipo ‘brincalhão sem limites’ em algum momento as coisas sairão do controle, pois seus colaboradores também perderão a noção de limite.

Em resumo, fazemos o que vemos, então devemos liderar pelo exemplo sempre. Se você quer que alguém pule de um precipício, pule primeiro! A quantidade de pessoas lhe seguindo mostrará a qualidade da sua liderança, as falhas na mesma ou no processo de decisão (que, no exemplo acima, foi deveras inadequado).

Que influência você quer ter sobre as pessoas à sua volta?

Leia Também:
Soft Skills I
Soft Skills II – Liderança

Soft Skills IV – Motivação I – Teorias Motivacionais
10 Dicas de Liderança
PM Lectures – Aprenda Online com Experts: Dealing with Difficult People Review
Aula de Motivação com Rocky Balboa

Curso24Horas

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gestão Empresarial, sócio-fundador da DNCE. Certificado PMP®; Bacharel em Relações Internacionais; MBA em Gestão de Projetos; MBA em Gestão de Processos, Qualidade e Certificações; Leader Coach. Atua como consultor em Gestão Empresarial desde 2012, tendo auxiliado na avaliação e alinhamento estratégico do Portfólio de Projetos da Secretaria Para Copa do Mundo 2014 BA (SECOPA-BA) e no acompanhamento da execução das ações resultantes dos mesmos durante os jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *