Escopo e Requisitos

Na mosca!
Na mosca!

Qual a diferença entre escopo e requisito?

O escopo é aquilo que deve ser feio/entregue/criado. O escopo de um produto é a descrição do que se espera que o produto seja. O escopo do projeto é a descrição do que se espera que o projeto faça (normalmente, que entregue o escopo do produto!).

E os requisitos? Os requisitos definem os detalhes relativos ao escopo. São os requisitos que determinam o caminho a ser tomado, as especificidades de qualidade e desempenho, as funcionalidades e apetrechos, os detalhes e as loucuras que devem (ou não) estar presentes no produto final.

Fica mais complicado. Existem categorias de requisitos. As mais comuns são os requisitos técnicos – que determinam como a entrega deve ser feita, os requisitos funcionais – que lidam com o que a entrega deve ou não fazer, os requisitos de qualidade – que regulam o que se espera da entrega uma vez que esteja pronta. Podem existir quantos tipos de requisitos forem necessários para o seu projeto. O importante é garantir que a informação esteja bem organizada em um matriz de rastreabilidade de requisitos, de forma que possam ser acompanhados, conferidos e gerenciados de forma eficaz.

Mas chega de conversa, vamos a alguns exemplos.

Exemplo 1

Escopo do Projeto – Desenvolver um aplicativo para celulares que permita comunicação com Alpha Centauro.
Escopo do Produto – Aplicativo para as plataformas Android, iOS e BlackBerry que mande e receba mensagens em binário através de uma conexão BlueTooth.
Pacote de Trabalho – Engine do aplicativo.
Requisitos Técnicos – A engine do aplicativo deve ser programada em PASCAL, sem o uso de PROCEDURES nem VARIABLES. O tamanho do arquivo final deve ser inferior a 2kb.
Requisitos Funcionais – A engine do aplicativo deve ser capaz de rodar em qualquer sistema operacional existente e deve possuir um interface 3D disponível para todos.
Requisitos de Qualidade – A engine deve manter um nível de eficiência de 6 Sigma, deixando disponível 99.9997% do processador.

Eu tenho pena do gerente do projeto 1…

Exemplo 2

Escopo do Projeto – Construir uma casa de praia na Costa do Sauípe.
Escopo do Produto – Casa de 3 quartos (com uma suíte), piscina, estacionamento coberto para 2 (dois) carros,
Pacote de Trabalho – Quarto do casal.
Requisitos Técnicos – Quarto de 50m x 50m, 3 (três) paredes convencionais com janelas simples e 1(uma) parede com janelas duplas de vidro transitions focando o mar.
Requisitos Funcionais – Lâmpadas com dimmer, controle sonoro (bate palmas) e controle de voz.
Requisitos de Qualidade – O piso deve ser de porcelanato branco gelo (B6). A tinta usada para as paredes deve ser Suvinil e o encanamento, Tigre.

Percebam que nos dois exemplos acima, ainda existem muitos requisitos a serem identificados para os dois pacotes de trabalhos que usamos. Que tal treinar um pouco e deixar alguns requisitos nos comentários?

PDU Podcast
PDU Podcast

Até a próxima e nada de esquecer os requisitos!

Diego Nei, MBA, PMP®

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gerenciamento de Projetos e Processos. Bacharel em Relações Internacionais, MBA em Gestão de Projetos, Certificado PMP, com domínio de MS Project 2007/2010. Atuação em projetos de porte pequeno e médio em diversas áreas, principalmente no desenvolvimento de treinamentos, implementação de metodologias e acompanhamento de projetos.

7 comentários em “Escopo e Requisitos

  • 11 de setembro de 2012 em 23:32
    Permalink

    Meu nome é Marta tenho que fazer especificação de requisitos de um sistema de sustentabilidade, gostaria de saber se você tem um projeto modelo para eu me basear como é feito, desde já agradeço.

    Resposta
  • 24 de fevereiro de 2013 em 23:07
    Permalink

    Olá Diego,
    Gostei muito de sua explicação sobre escopo do produto e do projeto, ficou bem mais clara pra mim. Porém estou fazendo um trabalho para faculdade e escolhi o tema Responsabilidade Social dentro de uma empresa, e gostaria de seu conselho para ver se estou indo no caminho certo. Segue abaixo parte do trabalho

    2.1. Escopo do Produto
    Ações Sociais que buscam beneficiar a sociedade, parceiros e meio ambiente, propiciar a realização profissional de nossos colaboradores e trazer retorno para os investidores:

    • Curso de Idiomas;
    • Campanhas Diversas;
    • Convênio de Parceria

    2.2. Escopo do Projeto

    Pensando no bem-estar de nossos colaboradores desenvolvemos projetos que proporcionam inclusão social, benefícios para as comunidades do entorno, e a tratativa do analfabetismo. As ações desses projetos estão contribuindo com a melhoria da qualidade de vida de pessoas carentes.Com essa postura, daremos uma parcela de contribuição para o desenvolvimento social.

    * Curso de Idiomas
    Implantação de curso de inglês em parceria com o SESI, para atender aos colaboradores da administração e gerência.

    *Campanha de Natal

    São realizadas ações com intuito de ajudar crianças menos favorecidas, por isso, se voluntariaram para juntos, tornarem esse projeto solidário em uma grande doação de Natal. As crianças foram agraciadas com entregas de brinquedos, roupas e calçados, e o patrocínio de uma Mesa Natalina.

    Resposta
    • 1 de março de 2013 em 01:41
      Permalink

      Raquel,

      É por ai sim! Mas quanto ao escopo do produto, você não está dando um passo maior que a perna não? Isso está mais para portfólio ou programa do que para projeto!

      Campanhas e cursos por sí já podem ser projetos individuais. Imagina ai a EAP de um curso de Inglês, mais a de convênios de parceria, de cada campanha… Falando nisso, nada de deixar coisas indefinidas no escopo! Decida o que vai fazer E o que não vai fazer! Eu recomendo escolher um dos produtos listados e trabalhar bem nele!

      Boa sorte no curso!

      Resposta
  • 19 de novembro de 2014 em 14:48
    Permalink

    Olá!

    Muito obrigada pela explicação. Estou fazendo um trabalho acadêmico e me ajudou bastante!

    Abraços,

    Ianne Claudine

    Resposta
  • 6 de outubro de 2015 em 19:36
    Permalink

    Ola eu estou fazendo um escopo de um sistema de uma loja de calçados gostaria de saber se VC tem um projeto modelo

    Resposta
  • 21 de março de 2016 em 10:47
    Permalink

    BOM DIA.
    ESTOU FAZENDO UM TRABALHO PARA A FACULDADE, E MEU PROJETO E UM PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA UMA EMPRESA DE CHURROS GOURMET, NÃO SEI COMO MONTAR MEU ESCOPO?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *