MPMM – Software e Metodologia de Gerenciamento de Projetos

MPMM Start
MPMM – Tela Inicial

Desenvolvido pela Method123 Ltd., o MPMM é um software especializado de gerenciamento de projetos. Sua função: prover uma metodologia de gerenciamento de projetos eficiente, bem como munir as equipes com toda a documentação necessária para o desenvolvimento e documentação do mesmo.

Baseado nas melhores práticas das duas mais utilizadas metodologias de gerenciamento de projetos do mundo, o framework do PMBoK e a metodologia do PRINCE2, o MPMM é tanto um software quanto uma metodologia de gerenciamento de projetos contendo em um conjunto de 1500 tarefas, gráficos, tabelas e exemplos.

Um toque de que eu gostei muito foi a associação entre os processos e documentos descritos no PMBoK e no PRINCE2, com os existentes no MPMM, de forma que você nunca se perca na execução de um projeto ou no desenvolvimento de uma nova metodologia. As tabelas com essas associações podem ser acessadas de um pop-up ao iniciar o programa ou pelo navegador, em Contents > Best Practicies.

Um tutorial em vídeo de 4 minutos disponível online e pode ser acessado diretamente do programa. O vídeo ensina a navegar pelos menus do MPMM e mostra como o software funciona como um guia, mostrando que documentos devem ser criados em cada fase do projeto à medida que o mesmo se desenrola. Na guia Tutorial, o software ainda traz instruções de como ser implementado com focos específicos, como consultorias, treinamentos, projetos em diferentes níveis de prioridade, PMOs e times.

O MPMM vem em 3 diferentes pacotes: Standard (básico), Professional (profissional) e Enterprise (star ship empresas).

Standard Edition

Visa ajudar a gerenciar projetos de pequeno e médio porte. Inclui o ciclo de vida do projeto, templates e exemplos para ajudar a gerar a documentação do projeto, bem como melhor aplicar as melhores práticas para alcançar as entregas determinadas mais facilmente. Ideal para quem pretende comprar uma metodologia sem adaptá-la, apesar da possibilidade ainda existir. O Standard só pode ser instalado em uma única máquina e roda apenas em Desktop. Esta versão é a mais barata das três.

Professional Edition

Esta foi a versão utilizada para este review. Voltada para projetos de qualquer nível de complexidade, esta versão lhe permite criar, customizar e compartilhar metodologias com outras pessoas. O atrativo desta edição é o Methodology Manager, uma função que lhe permite gerenciar as metogologias que criar. Esta versão permite até 20 usuários e pode ser instalada em servidor, permitindo assim que mais de uma pessoa acesse as metodologias desenvolvidas no MPMM.

Enterprise Edition

Para quem trabalha com uma grande quantidade de projetos ou precisa que cada um deles siga uma metodologia diferente (ou ligeiramente diferente), esta é a versão mais recomendada. Esta versão roda em servidor e possui suporte a um número maior de usuários, além de permitir que as metodologias criadas sejam exportadas e publicadas dentro da intranet da empresa.

Uma tabela com o comparativo das versões pode ser encontrada no site do MPMM, aqui.

O recurso de que eu mais gostei com certeza foi o de poder criar metodologias próprias. Criar metodologias é um processo muito simples, utilizando o menu, Feli > New > Methodology e pronto.

Depois disso, você pode editar a página inicial da metodologia e criar pastas e documentos. Também é possível, para facilitar o processo, copiar pastas e documentos da metodologia básica que já acompanha o MPMM.

Este recurso é útil para alta-cutomização, permitindo a criação de metodologias específicas para tipos de projetos com os quais a companhia ou equipe já está acostumada a lidar, ou criar variantes de metodologias, como por exemplo: uma metodologia básica para captação de recursos e variantes para financiadores nacionais, governamentais e internacionais. As possibilidades só dependem da necessidade e da criatividade de quem vai usar.

O MPMM é uma ferramenta poderosa, mas altamente especializada. Ele não vai lhe trazer nenhum software de gráficos, então não espere gráficos de gantt, EAPs, diagramas de rede ou gráficos de Ishikawa. O MPMM foca na criação de uma metodologia e nos documentos que a compõem. A necessidade de outros softwares para complementar o planejamento, execução e controle do projeto ainda é necessária.

Em resumo, o MPMM não é a ferramenta conjunta definitiva que as empresas buscam, mas pode ser exatamente o que a maioria das empresas precisam: uma maneira de centralizar e organizar a forma como elas lidam com projetos, padronizando a documentação e gerando as regras que todos na organização devem seguir, independente da estrutura organizacional.

Info

MPMM
Versão: 8.0
Tamanho: 41.9MB
Fabricante: Method123 Ltd.
Licença: Proprietária, Trial de 14 dias
Plataformas: MS Windows
Valor: $495. 10% de desconto para leitores do Papo GP, use o cupom mdQcm como neste exemplo!
Site: http://www.mpmm.com/

Score
Funções: 4
Facilidade: 3
Custo X Benefício: 4

Recomendação: O MPMM é sem dúvida um software para grandes corporações, PMOs e Empresas de Consultoria em Gerenciamento de Projetos. Devido a sua vasta gama de templates e a possibilidade de customização de uma ou várias metodologias próprias para a empresa, este produto pode ser tanto um auxílio para uma empresa que já tem um processo de gerenciamento de projetos ou o primeiro passo no desenvolvimento de uma metodologia própria, sem ter que encarar os problemas relacionados à documentação. Eu pessoalmente acho que a diferença de preço entre a versão Standard e Professional não deveria ser motivo para se escolher um produto. Se você vai trabalhar sozinho (consultoria, 3º setor) então vá com a Standard. Mas se você tem acesso a um servidor e pretende comprar mais de uma licença (até 20) a versão Professional, além de trazer mais exemplos, permite rodar a aplicação direto do servidor.

Contras: Prá variar, nada de instalação ou manual em Português. Em tempo de crise econômica, comprar em dólar pode não ser a melhor das opções. Por ser um produto especializado, a quantidade de funções (templates e customização de metodologia) é limitada, porém de extrema utilidade. O MPMM me parece um pouco caro para o que ele oferece, mas a NASA, a Apple e a SHELL (entre outras) discordam de mim.

Project Management Methodology, Project Management Process, Project Management Methodologies

Sobre Diego Nei, MBA, PMP ®

Consultor em Gerenciamento de Projetos e Processos. Bacharel em Relações Internacionais, MBA em Gestão de Projetos, Certificado PMP, com Domínio de MS Project 2007/2010. Atuação em projetos de porte pequeno e médio em diversas áreas, principalmente no desenvolvimento de treinamentos, implementação de metodologia e acompanhamento de projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>