Folga Livre vs Folga Total

Folga no MS Project
Folga no MS Project

Continuando a conversa que iniciamos no artigo sobre diagramas de rede, hoje vamos falar um pouco sobre folga. Em termos bem simples, folga é o espaço de tempo entre o término de uma atividade e o início de outra.

Mas vamos a um exemplo para facilitar o entendimento! Digamos que a atividade Z tem uma duração de 5 dias e termina no dia 7. Sua única sucessora, a atividade H, tem 5 dias, mas só inicia no dia 10. O espaço de tempo entre as duas atividades é a folga. Neste caso, a folga entre a atividade Z e a atividade H é de 3 dias. Mas que tipo de folga é essa? Se estivermos avaliando apenas o diagrama de rede de uma entrega, então está é a nossa amiga a folga simples.

O PMBoK define folga livre como “o tempo permitido de atraso para uma atividade do cronograma sem atrasar a data se início mais cedo de qualquer uma das atividades do cronograma imediatamente subsequentes“.

O que isso significa na prática, no nosso exemplo? Que a atividade H pode atrasar até 3 dias antes de impactar a próxima atividade do caminho, a atividade Z.

Outro ponto importante que a folga entre as atividades permite definir é o Caminho Crítico do Projeto. O caminho crítico, para quem não se lembra, é o sequenciamento se atividades com a maior duração E cuja FOLGA entre as atividades seja ZERO. Já deu para entender a necessidade de identificar a folga, não?

Agora vamos para o ponto que costuma confundir a cabeça das pessoas. Qual a diferença entre folga livre e folga total?

O PMBoK define folga total como “o atraso total permitido para a data de início mais cedo de uma atividade do cronograma sem atrasar a data de término do projeto ou violar uma restrição do cronograma“.

A folga total informa quanto tempo uma atividade pode atrasar sem que haja impacto no término do projeto. Mesmo que ela não esteja no caminho crítico do projeto. Neste caso, a atividade está vinculada a uma outra que pode estar no caminho crítico, ou o próprio caminho onde aquela atividade se encontra pode tornar-se crítico caso a mesma passe da data estimada de término.

Em resumo? A folga livre é pertinente a cada pacote de trabalho específico enquanto a folga total informa o impacto do atraso no projeto como um todo. E a única forma de determinar a folga das atividades é através dos diagramas de rede! Então, olha um aqui:

Folga Total - Click para ampliar
Folga Total – Click para ampliar

E não esqueçam: Além de ser uma ferramenta supervaliosa para o gerenciamento de prazos, saber calcular o PERT datas de Início/Término Mais Cedo/Mais Tarde, achar o caminho crítico, e o slack (folga)… Tudo isso cai na prova!

Uma resposta para “Folga Livre vs Folga Total”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *