Papo GP Responde: Escopo

 

EmailOlá Diego. Estou na faculdade e temos que fazer um projeto […] … Eu gosto muito de projetos mais estou meio perdido no escopo.

– Sandoval

Boa noite, sou estudante de engenharia mecânica em São Paulo e vim morar um ano em Montevideu para aprender espanhol e desenho técnico, só que arrumei um emprego aqui e tenho algumas ideias para mostrar na concessionaria que trabalho. Meu gerente quer que eu monte um escopo com planilha etc…. como faço? Você pode me ajudar? Estou desesperado.

– Jean

Diego, gostaria de saber como eu começo um escopo de uma biblioteca para um trabalho da faculdade.

Fico grato desde já.

– Ednei

Vamos por partes pessoal.

Primeiro vocês precisam perguntar “O que eu vou fazer?” e “O que vou entregar no final desse projeto?”. Escopo é isso. Simples assim. A primeira pergunta lhe dá o escopo do projeto. A segunda, o escopo do produto.

Uma vez que saibam o que vão entregar, é só colocar no papel. Por exemplo: Meu projeto é fazer um blog de gerenciamento de projetos. Meu escopo seria “Planejar, desenvolver e implementar um blog – sistema de postagem e atualização de artigos – que suporte comentários, imagens, RSS feed e newsletter para veiculação de material de gerenciamento de projetos”. Percebam que eu já estou  determinando o que eu pretendo fazer com esse blog.

sistema de postagem e atualização de artigos – que suporte comentários, imagens, RSS feed e newsletter para veiculação de material de gerenciamento de projetos” é o escopo do produto. Aquilo que você precisa entregar no final.

Planejar, desenvolver, testar e implementar um blog – sistema de postagem e atualização de artigos – que suporte comentários, imagens, RSS feed e newsletter para veiculação de material de gerenciamento de projetos” é o escopo do projeto. Tudo aquilo que você precisa fazer para entregar o projeto. Percebam que o escopo do produto está contido no escopo do projeto.

Agora que vocês já sabem o que vão fazer e o que quer que seu produto deve oferecer, é hora de entrar em contato com os stakeholders (as famosas partes interessadas) para validar o escopo e coletar requisitos. Os stakeholders vão lhes dar os detalhes sobre as funções do blog e suas expectativas sobre seu funcionamento. Isso pode ou não alterar o escopo do projeto (pode ser que tenha faltado alguma função importante ou algo assim).

Com isso em mãos é hora de partir para a EAP.

Boa sorte nos cursos de vocês e até a próxima!

5 comentários sobre “Papo GP Responde: Escopo

  1. Gostaria de congratular o seu trabalho Diego, seu blog me ajudou bastante numa apresentação de um trabalho da faculdade sobre escopo.

  2. Boa noite!

    Estou com uma grande dificuldade em montar um escopo do projeto para minha empresa sobre responsabilidade social onde estamos agregando vários projetos, como: Lazer, cultura entre outros.Aguardo sua ajuda

    • Janaina,

      Isso está com cara de programa. Vários projetos de responsabilidade social com um objetivo específico. Você teria um escopo para cada projeto (lembre-se que o escopo é a descrição do que o projeto vai entregar) e um objetivo para o programa (o que o programa pretende atingir).

      Por exemplo:

      Programa Mais Leitura: Fomentar a leitura entre os funcionários.
      Projeto 1 – Biblioteca – Escopo: Construir uma biblioteca com capacidade para 5000 livros dentro do prédio principal;
      Projeto 2 – Seminários – Escopo: Apresentar 3 seminários sobre estilos literários com mesas redondas para os funcionários da empresa;
      Projeto 3 – Bolsa Leitura – Escopo: Programa de reconhecimento mensal que premia funcionários de alto desempenho (1/setor) com livros no valor de até R$50.

      Sacou? Boa sorte!

  3. Olá, excelente iniciativa a do portal em ensinar a praticar de projetar.
    Estou com uma dificuldade em estabelecer o inicio do processo propriamente dito, consegui estabelece a primeira parte do escopo mas não consigo prosseguir, sou produtor cultural em Curitiba e sou ligado a vários núcleos culturais e estou criando uma radio Tv, ja tenho a plataforma da radio, gostaria de um direcionamento, pois ja tenhos os artistas e as ideias vigorando! obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *