Resposta PMP XIII

[polldaddy poll=1544348] Resposta Correta: identificação dos riscos do projeto.Existem quatro estratégias possíveis para se lidar com riscos (riscos negativos, que podem causar problemas ao projeto): Eliminar, Aceitar, Transferir e Mitigar. O PMBoK 3ª Edição estabelece que mitigar um risco é “a redução da probabilidade e/ou impacto de um evento de risco adverso até um limite aceitável.” Assim sendo, desenvolver sistemas que melhorem os processos e evitem problemas, defeitos, etc., seria mitigar riscos. Desenvolver um plano de alternativas, onde cursos alternativos de ação são expostos no caso de um problema acontecer, evitando assim desperdício de tempo, também é mitigar o risco.Um plano de contingência, e a respectiva Reserva de Contingência, evitariam problemas com orçamento (necessariamente a falta de recursos financeiros para a execução das tarefas). Um seguro seria necessariamente uma Transferência de Risco. Adquirindo um seguro você está não apenas se antecipando à possibilidade do risco ocorrer e reduzido o impacto do mesmo sobre o projeto mas quem tem que se preocupar com o problema é a seguradora irá arcar com o custo ou com a solução (neste caso, o seguro também poderia ser uma clausula num contrato). A simples identificação dos riscos por si  não faz nada pelo projeto.

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível.

2 comentários sobre “Resposta PMP XIII

  1. Diego,

    Apesar de concordar que dentre as opções, a melhor seria “identificação dos riscos”, discordo um pouco da pergunta elaborada.

    Respostas possiveis para ameaças são:Evitar/Elimiar/Previnir;Transferir;Mitigar;Aceitar Passivamente ou Ativamente.

    Como refere-se a mitigar, apenas a 1a. e a 4a. opção são mitigar. a 2a. é Transferir. a 3a. Plano de contigência, apenas para os riscos aceitos ativamente que alimentam a reserva de contingência. Não concordo muito com sua justificativa de que ao transferir, vc também está mitigando. Apesar de ambas diminuirem o impacto do risco no projeto, são respostas a risco distintas.

    • Caro Maurício,

      Muito obrigado por ler o Papo GP e obrigado pelo seu comentário! Sua opinião é muito importante e ajuda a desenvolver o conhecimento de todos!

      Eu concordo que a pergunta poderia estar melhor apresentada, mas com a mudança de plataforma do Blogspot para o WordPress, veio também uma restrição: a quantidade de caracteres no título da pergunta. Farei o possível para que este problema não se repita e os enunciados sejam os mais claros possíveis.

      Obrigado pela sua participação e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *