Respostas

Resposta PMP XI

Você foi recentemente contratado como gerente de projeto de um grande projeto de telecomunicações. Este projeto de um ano de duração está 50% concluído. O time de projeto consiste de 5 vendedores e 20 colaboradores. Você quer entender quem é responsável por fazer que atividades do projeto. Onde você deve encontrar esta informação?

Matriz de responsabilidades
Histograma de recursos
Gantt Chart
Organograma do projeto

Resposta Correta: Matriz de responsabilidades. Um Histograma de Recursos ilustra o número de horas em que uma pessoa, um departamento ou toda a equipe do projeto será necessária a cada semana ou mês durante o projeto, permitindo determinar se a alocação dos mesmos é eficiente ou se existe necessidade de um Nivelamento de Recursos; o Organograma do Projeto é apenas uma representação gráfica das relações hierárquicas daqueles envolvidos com o projeto; o Gráfico de Gantt mostra as relações de dependência entre as atividades do projeto e, dependendo do software/técnica utilizada, pode mostrar os recursos alocados nas mesmas, mas não os responsáveis por elas, que podem ser uma outra pessoa que não o executor direto.

Matriz de Resposabilidades: “Uma matriz de responsabilidades (MR) é usada para ilustrar as conexões entre um trabalho que precisa ser realizado e membros da equipe do projeto. Em projetos maiores, é possível desenvolver as MRs em vários níveis. Por exemplo, uma MR de alto nível pode definir os grupos ou unidades da equipe do projeto responsáveis pelos componentes da EAP, enquanto MRs de nível mais baixo são usadas dentro do grupo para atribuir funções, responsabilidades e níveis de autoridade para atividades específicas. O formato matricial, às vezes chamado de tabela, permite visualizar todas as atividades associadas a uma pessoa ou todas as pessoas associadas a uma atividade.” PMBoK, Pg. 206. Em resumo, a matriz de responsabilidade mostra quem é o responsável pelo que no decorrer de um projeto e a quem estas pessoas tem de se reportar.

O Nivelamento de Recursos é uma técnica de análise de rede do cronograma aplicada a um modelo de cronograma que já foi analisado pelo método do caminho crítico. O nivelamento de recursos é usado para abordar as atividades do cronograma que precisam ser realizadas para atender às datas de entrega especificadas, para abordar situações em que recursos necessários críticos ou compartilhados estão disponíveis somente em determinados períodos ou em quantidades limitadas ou para manter a utilização de recursos selecionados em um nível constante durante períodos de tempo específicos do trabalho do projeto.

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível.

Treinamento para certificação PMP, no seu SmartPhone!
Prepare-se para a Certificação PMP no seu próprio ritmo!

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gestão Empresarial, sócio-fundador da DNCE. Certificado PMP®; Bacharel em Relações Internacionais; MBA em Gestão de Projetos; MBA em Gestão de Processos, Qualidade e Certificações; Leader Coach. Atua como consultor em Gestão Empresarial desde 2012, tendo auxiliado na avaliação e alinhamento estratégico do Portfólio de Projetos da Secretaria Para Copa do Mundo 2014 BA (SECOPA-BA) e no acompanhamento da execução das ações resultantes dos mesmos durante os jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *