ArtigosUncategorized

Certificação CAPM para Desenvolvimento Profissional

por Patrícia Paula, CAPM®

Projeto, PMI, governança, controle de processo, redução de custos, otimização de tempo, liderança e boa comunicação são termos que já fazem parte do nosso dia-dia. Seja você de uma empresa pública, privada ou organizações não governamentais estas expressões se encaixam como uma luva ao definir o plano diretor estratégico e metas futuras.

Gerenciar projetos não se trata apenas de uma carreira de Gerente de Projetos, mas em uma habilidade que todos os profissionais envolvidos em atividades com tempo definido e objetivo único dentro das organizações devem possuir e entender bem. A arte de gerenciar tem crescido, em largos passos, ao redor do mundo na forma de informação, cursos, certificações e literaturas.

A certificação CAPM® (Certified Associate in Project Management) foi criada pelo PMI (Project Management Institute) para profissionais ou estudantes iniciantes na carreira de gerenciamento de projetos. Esta certificação tem, por objetivo testar o conhecimento básico no conceito de Projeto, Processos, Ferramentas e Técnicas, Saída e o Código de Ética em ambiente de projetos, segundo a metodologia do PMI descrita no guia PMBOK.

Esta certificação é destinada a profissionais de todas as áreas, de negócio e técnicas, pois através dela é analisado o interesse do profissional em iniciar na carreira de gestão de projetos, oferecendo a base para que ele possa conduzir ou auxiliar gerentes mais experientes no planejamento e acompanhamento de projetos . Através desta vivência o profissional adquire experiências e poderá alcançar a certificação PMP (Project Management Professional) como o segundo passo das certificações PMI.

Profissionais com a Certificação CAPM® geralmente se destacam e são reconhecidos no mercado de trabalho, pois as empresas já buscam este título ao selecionar gerentes, analistas ou membros de projetos para o seu quadro de funcionários. A certificação pode adicionar um melhor desempenho na busca por novas oportunidades e aumento salarial. Em média os profissionais certificados PMI possuem cargos ligados a gestão.

– Você está apto para esta certificação se seu perfil se enquadra nas opções abaixo:

– É você um membro de uma equipe de projeto;

– É você um aspirante de gerenciamento de projetos com pouca experiência, ou recém-iniciado nas atividades de gerenciamento de projetos;

– É você um estudante de graduação ou pós-graduação que tenha interesse em se especializar na área de gerenciamento de projetos.

– Para se submeter à Prova CAPM® você precisa:

– Possuir o 2º grau completo;

– Experiência mínima de 1500 horas como membro de equipe de projeto;

ou

– Possuir pelo menos 23 horas de treinamento formal em gerenciamento de projetos (Curso, Matéria da faculdade, Treinamento in Company, etc.)

– No site do PMI (www.pmi.org) você encontra mais informações sobre:

– A visão geral da certificaçãono documento CAPM Credential Handbook;

– O Código de ética e conduta profissional do PMI, PMI Code of Ethics and Professional Conduct;

– Como realizar sua inscrição para o exame de certificação, CAPM Online Application;

– Locais de realização dos exames, Exam Locations & Scheduling;

– Formulário de respostas para perguntas freq- entes, Certification FAQ;

– Como se tornar membro do PMI, Membership;

– Como se filiar ao PMI como estudante, Student Membership;

– Grupo de Discussão sobre a Certificação CAPM no Brasil:

Através da iniciativa de Carlos Augusto Freitas e do PMI Rio foi criado o grupo de discussão Certificação CAPM® no Yahoo (certificacao_capm@yahoogrupos.com.br) para centralizar e distribuir informações relacionadas ao exame.Através da lista são respondidas dúvidas sobre elegibilidade, custo da certificação, como marcar o exame, alem de fornecer dicas sobre a prova, artigos e materiais de estudo preparatórios.

O grupo possui membros iniciantes na área de gerenciamento de projeto, gerentes de projeto com experiência, certificados CAPM e palestrantes. Uma oportunidade de aumentar seu networking e trocar experiência com pessoas que possuem o mesmo objetivo que você: Obter a Certificação CAPM para desenvolvimento profissional.

CAPM®, PMP®, PMI-SP®, PMI-RMP e PgMP® são marcas registradas do Project Management Institute, Inc 2007

Patrícia Paula, CAPM®

Patrícia Paula, CAPM®

Patrícia Passos de Paula, CAPM® atua como consultora de implantação de sistemas e automação de escritórios jurídicos. Possui experiência na área de Infra-Estrutura, Implantação de Sistemas e Suporte em empresas de TI. Atuou em escritório de PMO na área de Telecom. É graduado Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Veiga de Almeida. Cursa especialização em Gestão de Projetos de Tecnologia de Informação e Comunicação pela Fundação CECIERJ na cidade do Rio de Janeiro.

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gestão Empresarial, sócio-fundador da DNCE. Certificado PMP®; Bacharel em Relações Internacionais; MBA em Gestão de Projetos; MBA em Gestão de Processos, Qualidade e Certificações; Leader Coach. Atua como consultor em Gestão Empresarial desde 2012, tendo auxiliado na avaliação e alinhamento estratégico do Portfólio de Projetos da Secretaria Para Copa do Mundo 2014 BA (SECOPA-BA) e no acompanhamento da execução das ações resultantes dos mesmos durante os jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *