Escopo e Requisitos

Na mosca!
Na mosca!

Qual a diferença entre escopo e requisito?

O escopo é aquilo que deve ser feio/entregue/criado. O escopo de um produto é a descrição do que se espera que o produto seja. O escopo do projeto é a descrição do que se espera que o projeto faça (normalmente, que entregue o escopo do produto!).

E os requisitos? Os requisitos definem os detalhes relativos ao escopo. São os requisitos que determinam o caminho a ser tomado, as especificidades de qualidade e desempenho, as funcionalidades e apetrechos, os detalhes e as loucuras que devem (ou não) estar presentes no produto final.

Fica mais complicado. Existem categorias de requisitos. As mais comuns são os requisitos técnicos – que determinam como a entrega deve ser feita, os requisitos funcionais – que lidam com o que a entrega deve ou não fazer, os requisitos de qualidade – que regulam o que se espera da entrega uma vez que esteja pronta. Podem existir quantos tipos de requisitos forem necessários para o seu projeto. O importante é garantir que a informação esteja bem organizada em um matriz de rastreabilidade de requisitos, de forma que possam ser acompanhados, conferidos e gerenciados de forma eficaz.

Mas chega de conversa, vamos a alguns exemplos.

Exemplo 1

Escopo do Projeto – Desenvolver um aplicativo para celulares que permita comunicação com Alpha Centauro.
Escopo do Produto – Aplicativo para as plataformas Android, iOS e BlackBerry que mande e receba mensagens em binário através de uma conexão BlueTooth.
Pacote de Trabalho – Engine do aplicativo.
Requisitos Técnicos – A engine do aplicativo deve ser programada em PASCAL, sem o uso de PROCEDURES nem VARIABLES. O tamanho do arquivo final deve ser inferior a 2kb.
Requisitos Funcionais – A engine do aplicativo deve ser capaz de rodar em qualquer sistema operacional existente e deve possuir um interface 3D disponível para todos.
Requisitos de Qualidade – A engine deve manter um nível de eficiência de 6 Sigma, deixando disponível 99.9997% do processador.

Eu tenho pena do gerente do projeto 1…

Exemplo 2

Escopo do Projeto – Construir uma casa de praia na Costa do Sauípe.
Escopo do Produto – Casa de 3 quartos (com uma suíte), piscina, estacionamento coberto para 2 (dois) carros,
Pacote de Trabalho – Quarto do casal.
Requisitos Técnicos – Quarto de 50m x 50m, 3 (três) paredes convencionais com janelas simples e 1(uma) parede com janelas duplas de vidro transitions focando o mar.
Requisitos Funcionais – Lâmpadas com dimmer, controle sonoro (bate palmas) e controle de voz.
Requisitos de Qualidade – O piso deve ser de porcelanato branco gelo (B6). A tinta usada para as paredes deve ser Suvinil e o encanamento, Tigre.

Percebam que nos dois exemplos acima, ainda existem muitos requisitos a serem identificados para os dois pacotes de trabalhos que usamos. Que tal treinar um pouco e deixar alguns requisitos nos comentários?

PDU Podcast
PDU Podcast

Até a próxima e nada de esquecer os requisitos!

Diego Nei, MBA, PMP®

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gestão Empresarial, sócio-fundador da DNCE. Certificado PMP®; Bacharel em Relações Internacionais; MBA em Gestão de Projetos; MBA em Gestão de Processos, Qualidade e Certificações; Leader Coach. Atua como consultor em Gestão Empresarial desde 2012, tendo auxiliado na avaliação e alinhamento estratégico do Portfólio de Projetos da Secretaria Para Copa do Mundo 2014 BA (SECOPA-BA) e no acompanhamento da execução das ações resultantes dos mesmos durante os jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *