Notificações

5 de Novembro, Dia Internacional do Gerenciamento de Projetos

International Project Management Day November 6th, 2008Hoje, 5 de Novembro de 2008, é comemorado internacionalmente, o Dia do Gerenciamento de Projetos (IPM). Em várias empresas ao redor do globo, o Gerenciamento de Projetos passou de uma ferramenta da moda para um fator diferencial até chegar a sua posição atual: um elemento decisório fundamental para o sucesso de um empreendimento. Com tempo e suor, os gerentes de projetos e seus times foram se consolidando como uma peça de valor nas empresas e, entretanto, e muitos lugares ainda não se sabe sequer o que um gerente de projetos faz ao certo. Existem até desgarrados, gerentes de projetos que nem ao menos sabe de sua real função para a empresa.Para ajudar a divulgar a função, bem como valorizar as pessoas que despendem tanto de seu tempo e esforço para tornar projetos em realidade, foi instituído o 6 de Novembro como data oficial para celebrar a função e toda a sua glória (e infortúnios). No site International Project Management Day, Frank P. Saladis PMP comenta sobre sua história e concepção e lança alguns pensamentos interessantes. Aqui vai uma tradução do “SOW” do projeto.

“Objetivo do Projeto: Aumentar a visibilidade do valor do gerenciamento de projetos dentro das grandes empresas, governos, pequenos negócios, comunidades sociais e promover o gerenciamento de projetos como uma profissão real e uma fator chave numa estratégia de negócios. Isto inclui, mas não limita: construção civil e privada, tecnologia da informação, entretenimento, governo, aeronáutica, saúde, ecologia, terceiro setor, recuperação de desastres, desenvolvimento comunitário e projetos de qualidade de vida.”

“Entregas do Projeto: Eventos locais executados por organizações que querem reconhecer a contribuição dos seus gerentes de projetos e seus times. Eventos sugeridos: reuniões internacionais, apresentações sobre o valor do gerenciamento de projetos, cafés da manhã em reconhecimento dos mesmos, almoços ou recepções e honra dos times de projeto, reconhecimento governacional, eventos coordenados com associações de Gerenciamento de Projetos (PMI, IPMA, AIPM, etc) ou reconhecimento em um evento de gerenciamento de projetos previamente estipulado.”

“Meta: Reconhecimento global dos muitos gerentes de times de projetos nas diversas indústrias, incluindo organizações sem fins lucrativos e de saúde, que contribuem com sua energia, criatividade, tempo e capacidade inovativa por horas incontáveis para entregar produtos, serviços, instalações e prover soluções de emergência e recuperação de desastres em cada cidade ao redor do mundo.”

Eventos de todo tipo costumam marcar esta data, entre em contato com o capítulo mais próximo do PMI e veja o que eles aprontaram para hoje!Então, feliz IPM para todos e até a próxima!!

Leia mais em:
http://www.internationalpmday.org/

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gestão Empresarial, sócio-fundador da DNCE. Certificado PMP®; Bacharel em Relações Internacionais; MBA em Gestão de Projetos; MBA em Gestão de Processos, Qualidade e Certificações; Leader Coach. Atua como consultor em Gestão Empresarial desde 2012, tendo auxiliado na avaliação e alinhamento estratégico do Portfólio de Projetos da Secretaria Para Copa do Mundo 2014 BA (SECOPA-BA) e no acompanhamento da execução das ações resultantes dos mesmos durante os jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *