Respostas

Resposta PMP VII

Você assume um projeto que está atrasado, num país estrangeiro, onde não se permite trabalho aos sábados. Você:

Adora, pois não vai trabalhar aos sábados e a culpa do atraso não será sua;
Exige que todos trabalhem no sábado, pois o trabalho vem em primeiro lugar;
Busca soluções alternativas com a equipe para suprir essa restrição;
Manda demitir a equipe e contrata pessoas que não liguem para esse fator cultural;

Resposta Correta: Busca soluções alternativas com a equipe para suprir essa restrição.

Está em JUSTIÇA, no Código de Ética do PMI:

“4.2.4- Criamos oportunidades igualmente disponíveis aos candidatos qualificados. Favoritismo e discriminação 4.3.3- Nós não contratamos ou demitimos, premiamos ou punimos ou favorecemos ou recusamos contratos baseados em considerações pessoais, incluindo mas não limitado a favoritismo, nepotismo ou suborno. 4.3.4- Não temos discriminação contra outros baseada em – mas não limitada a – sexo, raça, idade, religião, invalidez, nacionalidade ou orientação sexual. 4.3.5- Aplicamos as regras da organização – empregador, Project Management Institute, ou outro grupo – sem favoritismo ou preconceito.” — Código de Ética e de Conduta Profissional do PMI, pg. 7.

Dentro destes princípios, demitir a equipe por causa de um fator local/religioso seria uma violação do Código de Ética, bem como força a equipe a trabalhar contra seu costume. Vejamos o que o Código de Ética diz, em Honestidade, a respeito de “Adora, pois não vai trabalhar aos sábados e a culpa do atraso não será sua;”…

“5.2.4- Assumimos compromissos, e fazemos promessas, implícitos ou explícitos em boa fé.” — Código de Ética e de Conduta Profissional do PMI, pg. 8.

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível.

Treinamento para certificação PMP, no seu SmartPhone!
Prepare-se para a Certificação PMP no seu próprio ritmo!

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gestão Empresarial, sócio-fundador da DNCE. Certificado PMP®; Bacharel em Relações Internacionais; MBA em Gestão de Projetos; MBA em Gestão de Processos, Qualidade e Certificações; Leader Coach. Atua como consultor em Gestão Empresarial desde 2012, tendo auxiliado na avaliação e alinhamento estratégico do Portfólio de Projetos da Secretaria Para Copa do Mundo 2014 BA (SECOPA-BA) e no acompanhamento da execução das ações resultantes dos mesmos durante os jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *