Respostas

Resposta PMP XV

[polldaddy poll=1640770]

Resposta Correta: Melhoria contínua. Do japonês 改 善, mudança para melhor, é a função de melhoria contínua dos processos, inerente ao ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Controlar, Agir) e ao gerenciamento da qualidade nos projetos. Por si só o Kaizen não identifica falhas, mas visa o trabalho pelo qual estas podem ser eliminadas e os seus resultados melhorados. O Padrão 0 Defeito é parte da metodologia de 14 Passos para melhoria do Processo de Qualidade de Philip Crosby e parte do conjunto de idéias que compõem a metodologia Six Sigma. O Modelo 5 S (Seiton – Senso de organização, Seiri – Senso de utilização, Seisõ – Senso de limpeza, Seiketsu – Senso de padronização, e Shitsuke – Senso de autodisciplina) é uma forma de se organizar e gerenciar o espaço de trabalho de forma que os recursos sejam melhor empregados para o benefício do trabalhador e da empresa.

O que todos esses conceitos tem em comum é a idéia de ‘eliminar a gordura’ do processo, mas cada uma tem um foco diferente. Assim, nada impede que todos sejam utilizados em conjunto, uma vez que seus focos estão em áreas diferentes (identificação dos problemas, melhoria dos processos, processos de produção, ambiente de trabalho dos funcionários).

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível. Esta resposta está em conformidade com o material apresentado no PMBoK 4ª Edição.

Treinamento para certificação PMP, no seu SmartPhone!
Prepare-se para a Certificação PMP no seu próprio ritmo!

Peço desculpas a todos, mas AINDA estou tendo problemas com o OI Velox. Vou fazer o possível para manter o blog atualizado!

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gestão Empresarial, sócio-fundador da DNCE. Certificado PMP®; Bacharel em Relações Internacionais; MBA em Gestão de Projetos; MBA em Gestão de Processos, Qualidade e Certificações; Leader Coach. Atua como consultor em Gestão Empresarial desde 2012, tendo auxiliado na avaliação e alinhamento estratégico do Portfólio de Projetos da Secretaria Para Copa do Mundo 2014 BA (SECOPA-BA) e no acompanhamento da execução das ações resultantes dos mesmos durante os jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *