Resposta PMP XX

[polldaddy poll=1828172] Resposta correta: Adicionar esta ação corretiva aos registros históricos. Temos aqui uma situação em que ou o projeto já foi concluído ou a ação corretiva tomada implementada e resolveu o problema sem deixar vestígios ou novos riscos.

Supondo que a ação corretiva foi tomada de acordo com o plano de gerenciamento de mudanças, seria possível identificar em que ponto o processo foi quebrado e descobrir quem implementou a ação corretiva e reportar isso ao gerente funcional. Mas de nada serviria ao projeto como um todo. Identificar quem causou o problema também não resolve a situação, uma vez que este já foi corrigido de forma satisfatória. Esta opção, entretanto, é importante para que você possa documentar a situação (lembrando que pode não ser quem, mas sim o que, a causar problemas no seu projeto). Identificar a razão pelo qual a mudança não foi documentada também não atualiza a documentação do projeto, mas como na alternativa anterior, lhe  ajudaria a identificar falhas no processo de documentação de mudanças.

Por fim, a única resposta que resolve o problema proposto é Adicionar esta ação corretiva aos registros históricos permitindo assim que  a documentação do projetos ficasse completa. Esta questão cai também no ‘Ciclo de vida das Mudanças’: Identificar, Avaliar, Informar, Aceitar/Negar, Implementar/Documentar. A mudança foi identificada (alguém no projeto percebeu um problema), avaliada (logo chegou-se a uma solução para ela), e aceita/implementada (a ação corretiva foi posta em prática e solucionou o problema). Mas ninguém informou nada sobre isso, muito menos documentou a situação.

Treinamento para certificação PMP, no seu SmartPhone!
Prepare-se para a Certificação PMP no seu próprio ritmo!

Diego Nei, MBA, PMP®

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gerenciamento de Projetos e Processos. Bacharel em Relações Internacionais, MBA em Gestão de Projetos, Certificado PMP, com domínio de MS Project 2007/2010. Atuação em projetos de porte pequeno e médio em diversas áreas, principalmente no desenvolvimento de treinamentos, implementação de metodologias e acompanhamento de projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *