Respostas

Resposta PMP XVI

[polldaddy poll=1669302]

Resposta Correta: No padrão 3 sigma, 99,73% das ocorrências caem dentro dos limites inferior e superior. O que corresponde a 2700 defeitos por milhão de oportunidades (DPMO). Muitas empresas são consideradas operando no padrão 3 sigma. Na metodologia 6 sigma, 1 sigma é o mais baixo nível mensurável possível. 6 sigma, como o nome indica, é o mais alto padrão.

O desvio padrão demonstra a possibilidade de erro dentro de uma estimativa. Numa estimativa de tempo de 6 dias, com um desvio padrão de 2, a entrega poderia ser realizada entre 4 e 8 dias. Logo, quanto maior o desvio padrão, menor a exatidão da estimativa. Num processo, por exemplo, a produção de blocos 2cmx2cm de concreto, um alto desvio padrão indicaria um auto número de blocos que não tem a medica correta.

Uma empresa operando a 6 sigma, apresenta um índice de 99,9997%, apenas 3,4 defeitos por milhão, não 8% (80.000).

6 Sigma: “Seis Sigmas ou Six Sigma (em inglês) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigmas também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes“. -Wikipedia.

Gráficos de controle : “Os gráficos de controle são usados para determinar se um processo é estável ou se tem um desempenho previsível. Os limites de especificação superior e inferior se baseiam nos requisitos do contrato. Eles refletem os valores mínimos e máximos permitidos. Pode haver penalidades associadas com a ultrapassagem dos limites de especificação. Os limites de controle inferior e superior são definidos pelo gerente de projetos e pelas partes interessadas apropriadas para refletir os pontos em que serão adotadas ações corretivas para impedir a ultrapassagem dos limites de especificação. Para processos repetitivos, os limites de controle normalmente são +/- 3 sigma. Um processo é considerado fora de controle quando um ponto de dados excede um limite de controle, ou se sete pontos consecutivos estiverem acima ou abaixo da média.“. PMBoK, p. 165

Lembre-se que as respostas para a certificação devem ser escolhidas sempre pensando na melhor resposta possível. Esta resposta está em conformidade com o material apresentado no PMBoK 4ª Edição.

Treinamento para certificação PMP, no seu SmartPhone!
Prepare-se para a Certificação PMP no seu próprio ritmo!

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gestão Empresarial, sócio-fundador da DNCE. Certificado PMP®; Bacharel em Relações Internacionais; MBA em Gestão de Projetos; MBA em Gestão de Processos, Qualidade e Certificações; Leader Coach. Atua como consultor em Gestão Empresarial desde 2012, tendo auxiliado na avaliação e alinhamento estratégico do Portfólio de Projetos da Secretaria Para Copa do Mundo 2014 BA (SECOPA-BA) e no acompanhamento da execução das ações resultantes dos mesmos durante os jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *