Soft SkillsUncategorized

Mostre que você se importa!

Este podia ser o seu time...
Este podia ser o seu time…

Apresentando, nossa nova colunista Margaret Meloni, MBA, PMP, da Meloni Coaching Solutions, Inc. Margaret tem mais de 18 anos de experiência em diversas áreas de gerenciamento e se especializou em trabalhar com motivação e resolução de conflitos em ambientes de projetos. Aproveitem o artigo!

– Diego Nei, MBA, PMP

Tudo andava bem ou era o que você pensava. Do nada, um dos membros do time estoura. Isso foi realmente surpreendente uma vez que essa pessoa era bem amigável, fácil de lidar, prestativa e com boas habilidades interpessoais. Você assiste horrorizado enquanto essa pessoa sentada à mesa de reunião mudou de uma participação ativa para alfinetadas sarcásticas.

Nossa, mas o que aconteceu? Esse membro da equipe acabou de apresentar uma entrega importante. Ele não deveria estar se sentindo feliz e relaxado? O primeiro ponto na pauta da reunião de hoje era justamente discutir seu status no projeto. Ei! Espere um segundo. Você simplesmente reconheceu a entrega como completa ou parou um minuto para agradecer? Algumas pessoas não são motivadas apenas pelo salário, avanços na carreira e oportunidades desafiadoras. Algumas pessoas se sentem mais realizadas com reforço positivo e reconhecimento do que com bonificações salariais. Dinheiro vem e vai e não tem significado em si, tendo valor apenas pelo que ele pode comprar. Elogios, por outro lado, ficam na memória da pessoa e continuam a trazer orgulho e alegria por anos.

Uma pessoa motivada por elogios consegue ser criativa, aberta e carismática. Elas podem ser comunicadores muito eficientes. Outras pessoas serão atraídas para elas frequentemente farão o papel de apaziguadores na equipe. Gostam de ajudar pessoas, não apenas pelos agradecimentos que recebem, mas porque se sentem realizadas ao fazer os outros mais felizes ou ajudar a cumprir um prazo.

Se pessoas que precisam se sentir apreciadas acreditam que essa apreciação não acontece, elas se tornam descontentes. A primeira vez que se sentirem pouco apreciadas elas podem dar de ombros, sacudir a poeira e pensar que o reconhecimento virá em outra oportunidade. E quando a apreciação ainda não for expressa, eles podem se magoar e a mágoa, eventualmente, se tornar ressentimento. Podem acabar internalizando a mágoa até que explodam de formas bem dramáticas, normalmente para a surpresa deles próprios. E a vergonha de uma explosão como estas acaba por alimentar o ressentimento. Eles podem acabar realocando seu tempo e esforço para áreas onde sabem que serão apreciados. Não estarão mais motivados a dar o seu melhor para o seu projeto porque você aparentemente não dá valor aos seus esforços.

Algumas pessoas irão deixar claro que elas precisam ser apreciadas. Essas são as pessoas que completam uma tarefa, lhe contam a respeito e quando você não agradece, falam “Ah, por acaso, de nada!”. Nem todo mundo vai ser tão direto. A maioria das pessoas acham que se tiver que pedir um elogio, esse não será sincero, logo, também não será válido. Se você tem o hábito de fazer elogios e agradecer ao seu time, pode ser que você nunca tenha este problema; se você não tem esse hábito, você já tem um problema. As pessoas não ficam satisfeitas apenas por fazerem um trabalho bem feito, mas sim pelos elogios aos seus esforços e pelo reconhecimento de suas habilidades.

Talvez você não seja muito bom em expressar sua apreciação pelos esforços dos seus funcionários. Você fica frustrado ou tímido quando se prepara para soltar um “muito obrigado, bom trabalho”? Elogios verbais são sempre preferíveis –  especialmente quando dados em público, onde todos possam ouvir – mas se você não se sente confortável com isso, seja criativo. Um memorando com um agradecimento pode ser uma poderosa ferramenta de motivação, algo que o membro da equipe possa exibir para os colegas e para a família com orgulho. Uma carta de recomendação no arquivo pessoal é outra forma excelente de mostrar apreciação e, de novo, eles terão uma cópia. Esse tipo de elogio também é algo que eles podem utilizar para melhorar seus currículos.

 Outra forma de mostrar sua apreciação por um trabalho bem feito seria um presente, caso o orçamento permita. Um cartão-presente com créditos para lavar o carro, compras online ou um jantar, são sempre bem-vindos. Alguns gerentes mostram sua apreciação com pins em forma de estrelas ou outra forma significativa, premiando os membros da equipe pelo seu trabalho. Em algumas firmas pode-se ver funcionários usando orgulhosamente tais recompensas e quanto mais delas eles possuem mais valorizados se sentem.

Mesmo que você não busque apreciação dos outros, lembre-se que outras pessoas buscam. Não machuca dizer “Muito obrigado”.

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gestão Empresarial, sócio-fundador da DNCE. Certificado PMP®; Bacharel em Relações Internacionais; MBA em Gestão de Projetos; MBA em Gestão de Processos, Qualidade e Certificações; Leader Coach. Atua como consultor em Gestão Empresarial desde 2012, tendo auxiliado na avaliação e alinhamento estratégico do Portfólio de Projetos da Secretaria Para Copa do Mundo 2014 BA (SECOPA-BA) e no acompanhamento da execução das ações resultantes dos mesmos durante os jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *