Papo GP Responde: Escopo

 

EmailOlá Diego. Estou na faculdade e temos que fazer um projeto […] … Eu gosto muito de projetos mais estou meio perdido no escopo.

– Sandoval

Boa noite, sou estudante de engenharia mecânica em São Paulo e vim morar um ano em Montevideu para aprender espanhol e desenho técnico, só que arrumei um emprego aqui e tenho algumas ideias para mostrar na concessionaria que trabalho. Meu gerente quer que eu monte um escopo com planilha etc…. como faço? Você pode me ajudar? Estou desesperado.

– Jean

Diego, gostaria de saber como eu começo um escopo de uma biblioteca para um trabalho da faculdade.

Fico grato desde já.

– Ednei

Vamos por partes pessoal.

Primeiro vocês precisam perguntar “O que eu vou fazer?” e “O que vou entregar no final desse projeto?”. Escopo é isso. Simples assim. A primeira pergunta lhe dá o escopo do projeto. A segunda, o escopo do produto.

Uma vez que saibam o que vão entregar, é só colocar no papel. Por exemplo: Meu projeto é fazer um blog de gerenciamento de projetos. Meu escopo seria “Planejar, desenvolver e implementar um blog – sistema de postagem e atualização de artigos – que suporte comentários, imagens, RSS feed e newsletter para veiculação de material de gerenciamento de projetos”. Percebam que eu já estou  determinando o que eu pretendo fazer com esse blog.

sistema de postagem e atualização de artigos – que suporte comentários, imagens, RSS feed e newsletter para veiculação de material de gerenciamento de projetos” é o escopo do produto. Aquilo que você precisa entregar no final.

Planejar, desenvolver, testar e implementar um blog – sistema de postagem e atualização de artigos – que suporte comentários, imagens, RSS feed e newsletter para veiculação de material de gerenciamento de projetos” é o escopo do projeto. Tudo aquilo que você precisa fazer para entregar o projeto. Percebam que o escopo do produto está contido no escopo do projeto.

Agora que vocês já sabem o que vão fazer e o que quer que seu produto deve oferecer, é hora de entrar em contato com os stakeholders (as famosas partes interessadas) para validar o escopo e coletar requisitos. Os stakeholders vão lhes dar os detalhes sobre as funções do blog e suas expectativas sobre seu funcionamento. Isso pode ou não alterar o escopo do projeto (pode ser que tenha faltado alguma função importante ou algo assim).

Com isso em mãos é hora de partir para a EAP.

Boa sorte nos cursos de vocês e até a próxima!

Diego Nei, MBA, PMP®

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gestão Empresarial, sócio-fundador da DNCE. Certificado PMP®; Bacharel em Relações Internacionais; MBA em Gestão de Projetos; MBA em Gestão de Processos, Qualidade e Certificações; Leader Coach. Atua como consultor em Gestão Empresarial desde 2012, tendo auxiliado na avaliação e alinhamento estratégico do Portfólio de Projetos da Secretaria Para Copa do Mundo 2014 BA (SECOPA-BA) e no acompanhamento da execução das ações resultantes dos mesmos durante os jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *