PM Tools 2013

Com Osmar Zózimo, Editor da Mundo PM
Com Osmar Zózimo, Editor da Mundo PM

Em sua terceira edição, o evento organizado pela Revista Mundo PM reuniu no SENAC Campus Santo Amaro, em São Paulo, empresas de ponta de linha para demonstração das suas ofertas de software na área de gestão de projetos, portfólios, demandas e mudanças para mais de 500 participantes, entre estudantes, professores e praticantes de gestão de projetos.

As ofertas de software foram, em peso, na área de gerenciamento de portfólios, com softwares pregando desde um approach simplificado e direto (Project Builder) até soluções robustas como o HP PPM e o Clarity PPM. Soluções mais convencionais e famosas no meio, como o MS Project e Oracle Primavera também estavam presentes.

Os desenvolvedores de software também estão de olho nas tendências de mercado, quase todas incorporando metodologias ágeis de gerenciamento de projetos e Project Model Canvas (vamos ter um artigo sobre isso em breve!). Diferente do PMBoK, que recebe revisões a cada quatro anos, o mercado de software está livre para adotar novas práticas e implementá-las tão cedo quando possível.

Duas características marcantes dos softwares demonstrados foram o alto potencial de customização apresentado pelas soluções de PPM, indo além do simples “logo e cores da empresa”, permitindo alterações (em alguns casos) até ao nível do código; e o altíssimo grau de conformidade para com as melhores práticas de gerenciamento de projetos como descritas no PMBoK (neste quesito, a ferramenta da TOTVS pareceu ser a mais aderente, levando até a área Aquisições em consideração na integração das funções do software).

Uma mudança de paradigma observada foi a adoção da cloud computing para agregar valor às soluções de software. Com a entrada da computação nas nuvens, as empresas passam a ter a possibilidade de apenas se preocuparem com a implantação do software e treinamento dos funcionários, sem necessidade de gastos extras com hardware, manutenção de servidores e os custos que estas atividades trazem. A maioria das soluções apresentadas possuía modalidades em cloud (algumas sendo 100% ferramentas web).

As tecnologias móveis, tão na moda nestes tempos também não foram esquecidas. As soluções, quando não apresentam UIs específicas para smartphones e tablets, disponibilizam apps que trazem as funções mais críticas para o uso das ferramentas on-the-go. O único problema é que esses apps não estão disponíveis para todas as plataformas, sendo exclusivos para iOS (alguns com versões diferenciadas para iPhone e iPad) e dispositivos Android (então, se você tem BlackBerry ou Windows Phone, vai ficar chupando o dedo – ou usar a interface web pelo browser).

Devido ao foco em PPM da maioria dos softwares apresentados este ano, não houve muito espaço para o modelo “free trial” , mas a ferramenta RunRun.It (última do evento) foi a “salvação da lavoura”. Simples e com foco no gerenciamento de equipes e suas tarefas, o RunRun.it é uma ferramenta web que permite, com uma conta free, criar um grupo de até 5 usuários com espaço compartilhado de 100MB, o que é suficiente para a documentação de muitos projetos simples ou alguns poucos mais complexos, vale a pena conferir!

As apresentações serão disponibilizadas no canal do Youtube da Mundo PM. Veja algumas fotos do evento na nossa página do FaceBook!

Diego Nei, MBA, PMP®

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gestão Empresarial, sócio-fundador da DNCE. Certificado PMP®; Bacharel em Relações Internacionais; MBA em Gestão de Projetos; MBA em Gestão de Processos, Qualidade e Certificações; Leader Coach. Atua como consultor em Gestão Empresarial desde 2012, tendo auxiliado na avaliação e alinhamento estratégico do Portfólio de Projetos da Secretaria Para Copa do Mundo 2014 BA (SECOPA-BA) e no acompanhamento da execução das ações resultantes dos mesmos durante os jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *