SmartDraw 2009

SmartDraw, da SmartDraw.com, é um software para gerar gráficos de alto nível. Mais um programa para gerar gráficos de Gantt, vocês devem estar pensando. Não mesmo. A variedade de gráficos que o SmartDraw pode criar é verdadeiramente surpreendente.


O instalador tem 478kb, e uma vez iniciado, faz o download dos arquivos do programa, operação que demorou 12 minutos numa conexão Velox de 1Mb. Eu devo dizer que fiquei muito surpreso após a instalação. A quantidade de gráficos que o SmartDraw pode criar é realmente impressionante. São trinta e três categorias, cada uma com subcategorias, templates e exemplos dos mais diversos gráficos. Tudo muito bem alinhado e de fácil localização, facilitando muito a vida do usuário.

Apesar de não ser um software específico de Gestão de Projetos como outros apresentados aqui, o SmartDraw possui suporte nativo a Gerenciamento de Projetos. Na aba da esquerda, abaixo da ferramenta de busca (Search), existe uma lista de categorias, entre elas Project Management. Clicando-a, o software irá exibir algumas categorias específicas para projetos com Gantt Charts, Timelines, Other Tools (outras ferramentas onde gráficos relacionados mas não necessariamente de projetos podem ser acessados) e Examples (exemplos). A função de busca (Search) logo no topo também ajuda muito, permitindo que encontremos exatamente o que precisamos sem ter que recorrer à longa lista de categorias.

Além das ferramentas ‘clássicas’ o SmartDraw também traz recursos para criação de Gráficos ‘Espinha de Peixe’ (Cause & Effect – Ishikawa, causa e efeito), funções para melhoria de processos via Six Sigma (BMP & Six Sigma), gráficos de árvore que podem ser usados para projetos criados em Marco Lógico e na própria criação de EAPS (Family Trees), tabelas de Recursos Humanos (Human Resources), fluxogramas que podem ser usados para controle de workflow (Flowcharts) e Diagramas de Redes (Network Designs) para a visualização do encadeamento das atividades do projeto e suas dependências e os Mapas Mentais (MindMapping) tão na moda ultimamente. Além das funções específicas e das auxiliares para gerenciamento de projetos, o restante dos gráficos do SmartDraw podem ser usados para compor os relatórios de impacto e desempenho, gerar gráficos de aproveitamento de recursos entre diversas outras funções que um PMO pode necessitar de uma ferramenta. Existem também versões do software com foco nas áreas Legal e Saúde.

Outro ponto forte é a quantidade de exemplos, templates e tutoriais que o software traz. Até mesmo vídeos demonstrativos são oferecidos, para download. Os vídeos tem em média 4mb, e mostram como utilizar a função escolhida, de forma prática e descontraída, sendo ao mesmo tempo fáceis de acompanhar e eficientes (Para poupar tempo na instalação e espaço no disco rígido, os vídeos são baixados à medida que os usuários necessitam deles, outro ponto a favor do SmartDraw). A quantidade de recursos, das templates e exemplos e a qualidade dos vídeos e arquivos de ajuda são uma mostra da qualidade do produto, que peca apenas em sua opção de ser exclusivo para a plataforma MS Windows.

Info

SmartDraw 2009

Versão: 2009.52
Tamanho: 150MB
Fabricante: SmartDraw.com
Licença: Proprietária, Trial de 7 dias
Plataformas: MS Windows
Valor: $197
Site: http://www.smartdraw.com/

Score

Funções: 5
Facilidade: 4
Custo X Benefício: 5

Recomendação: Software para grandes corporações, PMOs e Empresas de Consultoria em Gerenciamento de Projetos. Devido a sua vasta gama de opções, me parece muito mais em conta adquirir uma cópia (ou mais) do que comprar aplicações especializadas.

Contras: Sem instalação ou manual em Português. Em tempo de crise econômica, comprar em dólar pode não ser a melhor das opções.

Aviso Legal: Programa de Afiliados. Comprando este produto pelo link acima, você ajuda o Papo GP a manter seus serviços.
Diego Nei, MBA, PMP®

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gerenciamento de Projetos e Processos. Bacharel em Relações Internacionais, MBA em Gestão de Projetos, Certificado PMP, com domínio de MS Project 2007/2010. Atuação em projetos de porte pequeno e médio em diversas áreas, principalmente no desenvolvimento de treinamentos, implementação de metodologias e acompanhamento de projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *