Guia PMBoK 5ª Edição

PMBOK 5ª Edição
PMBOK 5ª Edição

Cá estamos em 2013 e junto com o ano novo, uma nova edição do Guia PMBoK, do PMI – o livro que estabelece as melhores práticas em gerenciamento de projetos ao redor do mundo.

EDIT: Pois! Cá estamos em 2014 e a versão final em finalmente ficou pronta! É só passar no site do PMI, fazer login e baixar!

Mas o que mudou no PMBoK? Muita coisa. O texto foi revisado, sessões mudaram de lugar, conteúdo sobre times locais e virtuais foi adicionado, bem como mais informações foram adicionadas a quase todos os tópicos. Alguns itens perderam prestígio por assim dizer, e foram parar nos apêndices  para fazer espaço para informações mais relevantes às melhores práticas e conceitos em si (como a parte sobre a profissão de gerente de projetos, que ficava logo no início do PMBoK).

O foco realmente foi entendimento e fluxo. Com as alterações, fica mais fácil entender o que cada processo pretende (tanto o nome dos processos quanto suas definições foram alterados) e como o fluxo dos documentos e atividades se dá dentro do framework.

Outra mudança significativa, a seção relativa ao gerenciamento de comunicações (considerada relativamente fraca por alguns) foi expandida e agora deve sanar dúvidas sobre os processos de comunicação e como eles interagem com outros processos de Monitoramento e Controle.

Foi adicionada uma nova área de conhecimento (agora são 10 no total): Partes Interessadas. Podíamos perceber o gerenciamento das partes interessadas na 4ª edição, mas agora com uma área de conhecimento própria, os processos relativos a este componente crítico do projeto ficam todos agrupados e sua interação é bem mais fácil de ser entendida. Os novos processos são:

  • PDU PodCast - Ganhe PDUs sem sair de casa!
    PDU PodCast – Ganhe PDUs sem sair de casa!

    Identificar Partes Interessadas (Iniciação)

  • Criar o Plano de Gerenciamento de Partes Interessadas (Planejamento)
  • Gerenciar a Participação das Partes Interessadas (Execução¹)
  • Controlar a Participação das Partes Interessadas (Monitoramento e Controle¹)

Em resumo:

  • 47 processos (5 novos)
  • 18 processos alterados
  • 10 áreas de conhecimento (1 nova)
  • Novos capítulos
  • Novos itens nos apêndices

Se você estava se preparando para a certificação PMP (ou CAPM), atenção! Com a mudança do padrão, as provas precisam ser ajustadas e os materiais de estudo perdem parte de sua validade devido a incompatibilidade! A expectativa é que as provas da certificação PMP e CAPM, já para o padrão do PMBoK 5ª Edição, passem a ser aplicadas em Junho de 2013. Se você está estudando pela quarta edição do Guia, o seu prazo é esse.

¹ – Tradução livre, a versão final em Português do Brasil pode ter uma tradução diferente.

Diego Nei, MBA, PMP®

Diego Nei, MBA, PMP®

Consultor em Gerenciamento de Projetos e Processos. Bacharel em Relações Internacionais, MBA em Gestão de Projetos, Certificado PMP, com domínio de MS Project 2007/2010. Atuação em projetos de porte pequeno e médio em diversas áreas, principalmente no desenvolvimento de treinamentos, implementação de metodologias e acompanhamento de projetos.

15 comentários em “Guia PMBoK 5ª Edição

  • 17 de janeiro de 2013 em 10:18
    Permalink

    Por enquanto está disponível apenas a versão em inglês do novo PMBOK, será que há uma perspectiva de quando sairá a versão em português?

    Resposta
    • 17 de janeiro de 2013 em 10:33
      Permalink

      Michelli, até o meio do ano a versão em Português já deve estar disponível para venda. O PDF em Português, para download de associados, lá pra Maio (lembrando que o trabalho de tradução é todo voluntário).

      Resposta
  • 31 de janeiro de 2013 em 18:04
    Permalink

    Oi Diego,
    Fui informada no site de um grupo de estudo para o CAPM, que a prova na 4versao do PMBOK segue até o final de julho/2013. Não seria isto?

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2013 em 07:26
    Permalink

    Bom dia Diego !
    Gostaria de saber como faço para participar da tradução do livro. Como cadsatrado no site do PMI-RIO, tenho acesso ao PMBOK 5ª Edição, mas ainda não tenho a informação de como é o fluxo para tradução desse documento ? Posso simplesmente fazer a tradução em documento do Word ou tem um sistema específico para isso ? Caso seja em documento do Word, tenho que mandar para quem ?

    Estou interessado em participar da tradução.

    Grande abraço!

    Júlio César Carvalho Alves de Azevedo.

    Resposta
    • 1 de março de 2013 em 01:43
      Permalink

      É uma boa pergunta! Este ano recebi link para participar da revisão, mas não sei bem como entrar para o time de tradutores. Vou ficar devendo essa, mas assim que descobrir eu aviso!

      Resposta
  • 26 de julho de 2013 em 17:08
    Permalink

    Diego, boa tarde.
    Não consegui fazer a prova antes destas mudanças.
    Você acredita que estudando apenas pelo material da Rita (versão 7 – PMBOK 4ª Edição) é suficiente para passar na prova a partir de agosto 2013 ou tem que fazer mesmo um curso de atualização com base no PMBOK 5ª Edição?

    Resposta
    • 28 de julho de 2013 em 16:01
      Permalink

      O livro da Rita para a quarta edição não contempla nenhuma das mudanças da 5ª edição. Eu não recomendaria.

      Também, não precisa ser um curso. Se você já estava pronto para fazer a prova, só precisa estudar as partes que mudaram (a nova área Partes Interessadas e as mudanças dos processo principalmente).

      Boa sorte com a prova!

      Resposta
  • 29 de julho de 2013 em 12:14
    Permalink

    Muito obrigado!!! Parabéns pelo Blog!!!

    Resposta
  • 1 de agosto de 2013 em 14:19
    Permalink

    Diego,
    Vi nas livrarias um curso Preparatório da KIM HELDMAN já atualizado para versão 5 do PMBOK. o que acha?

    Resposta
    • 1 de agosto de 2013 em 18:31
      Permalink

      Os dois livros mais utilizados para preparação são os da Rita Mulcahy e o da Kim Heldman. Se estiver mesmo atualizado, pode comprar sem medo!

      Resposta
  • 21 de agosto de 2013 em 16:16
    Permalink

    Boa tarde. Você sabe dizer onde consigo encontrar o livro da Rita 8ª edição em português?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *